google.com, pub-9500672422090741, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TV AUGUSTÃO...CANAL 13!: Cidade
Mostrando postagens com marcador Cidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cidade. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de março de 2026

POR QUE BELÉM É CHAMADA DE CIDADE MORENA...

 

Via Site Belém News


Belém, a capital do Pará, é carinhosamente chamada de "Cidade Morena" principalmente por referências à diversidade étnica e à cor da pele da maior parte da sua população, que reflete uma forte mistura de raças. Esse tom "moreno", marrom ou pardo, é visto como um traço de identidade cultural da região.


Aqui estão os pontos principais sobre o apelido:


Diversidade da População: O termo refere-se à pele morena, caracterizada por tons que variam entre o pardo, moreno claro e escuro, simbolizando a mistura de povos originários (indígenas), africanos e europeus.

Identidade e Cultura: A "Cidade Morena" representa o calor humano, as cores e a mistura que definem a cultura paraense.

Reivindicação Negra: Embora o apelido "morena" seja popular, críticos e movimentos sociais destacam que Belém é uma cidade que reivindica sua forte identidade negra, com o Censo de 2010 revelando uma grande população preta e parda.

Outros Apelidos: É importante notar que o apelido mais comum e oficial de Belém é "Cidade das Mangueiras", devido à sua arborização com mais de 12 mil mangueiras, além de ser conhecida como a "Metrópole da Amazônia".







quinta-feira, 25 de setembro de 2025

BELÉM SERÁ A CAPITAL DO BRASIL DURANTE A COP30



A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quinta-feira (25), um projeto de lei que transfere simbolicamente a capital do Brasil para Belém (PA) durante a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30). Se aprovada também pelo Senado, a medida valerá entre os dias 11 e 21 de novembro.

O projeto, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), permite que os atos do Poder Executivo, como despachos do presidente e de ministros, sejam datados como se tivessem sido assinados na capital paraense durante o evento. O objetivo é reforçar o compromisso do Brasil com as questões ambientais.

O relator, deputado José Priante (MDB-PA), lembrou que a medida não é inédita, citando a transferência simbólica da capital para o Rio de Janeiro durante a Rio-92. "Isso retrata a importância de que todos os brasileiros possam [...] reconhecer o simbolismo desse evento no coração da Amazônia", justificou.

A proposta foi aprovada por 304 votos a 64, com oposição apenas do partido Novo e da liderança da oposição. O deputado Luiz Lima (Novo-RJ) criticou a medida, afirmando que, mesmo simbólica, a transferência gerará custos com aluguel de veículos e tecnologia.

O texto agora segue para a análise do Senado Federal.